» Aprendendo sobre acne » Quais são os tipos?

As formas de manifestação são muito variadas podendo aparecer como comedões, pápulas, pústulas, nódulos e abscessos. A localização ocorre principalmente na face, ombro e porção superior do tórax e as lesões estão geralmente associados com seborréia.

A acne é classificada como acne não-inflamatória (sem sinais inflamatórios) quando apresenta somente comedões, e acne inflamatória.

A acne conforme o número, intensidade e características das lesões pode ser classificada em formas clínicas ou graus:
 
Acne Comedônica-Grau I: caracteriza-se pela presença de comedões, porém a existência de algumas pápulas e raras pústulas ainda permite considerar o quadro como Grau I.
 

Há 3 tipos de comedões:
 
  microcomedão  
  comedão fechado:
(cravo branco)
a lesão é esbranquiçada ou da cor da pele, adquirindo forma esférica. Pela espremedura, após perfurar o comedão com a ponta de uma agulha, pode-se extrair massa esbranquiçada.
  comedão   aberto:
(cravo preto)
podem ser eliminados facilmente e podem sofrer inflamação.


Acne Pápulo-Pustulosa-Grau II: caracteriza-se pela presença de comedões, pápulas eritematosas (avermelhadas) e pústulas. O quadro tem intensidade variável, desde poucas lesões até numerosas, com inflamação bem intensa.

Acne Nódulo-Cística-Grau III: há comedões, pápulas e pústulas. Devido à ruptura da parede folicular, há reação inflamatória que atinge a profundidade do folículo até o pêlo, formando nódulos furunculóides. No interior destes nódulos pode ocorrer a formação de pús. Estes nódulos são chamados de cistos.

   


Acne Conglobata-Grau IV: constitui uma forma grave de acne, em que ao quadro anterior, associam-se nódulos purulentos (com pús) numerosos e grandes, formando abscessos e fístulas ("túneis" que o corpo cria para levar um material para a superfície) que drenam pus. Esta forma, em geral, acomete face, pescoço, faces anterior e posterior do tórax, podendo chegar até a região glútea ("bumbum").

Acne Fulminans-Grau V: forma extremamente rara em nosso meio, na qual, associado às formas de acne nódulo-cística ou conglobata, surge subitamente febre, leucocitose (aumento do número de células de defesa no sangue), poliartralgia (dor em várias articulações - "juntas").

 

Esta classificação é de grande importância, pois a conduta terapêutica varia conforme o grau de comprometimento. É essencial a orientação de um médico que indique corretamente o tipo de tratamento a ser instituído de acordo com tipo clínico de acne, para que se obtenha um resultado satisfatório. Através do exame de sua pele, o médico saberá indicar os produtos mais apropriados e a forma correta de utilizá-los.

Saúde Total.com ® 2004