home aviso  
artigos eventos noticias links profissionais    
 

Saúde Bucal Odontogeriatria - Orientações e Cuidados com a Saúde Bucal para o Público Idoso

voltar | próximo artigo

CUIDADOS COM A PRÓTESE

Se você usa prótese saiba que:

O fato de ter uma prótese total (dentadura) não significa que você não precisa mais ir ao dentista. Como você já viu há muitas outras coisas para se observar na boca.

A prótese não é eterna, necessita de manutenção e ser trocada periodicamente.

O sucesso dela depende do seu cuidado com a limpeza e manutenção.

Como devo cuidar das minhas próteses?


Exemplos de escovas para higienização
das próteses

Se a sua prótese é móvel (prótese total – dentadura ou prótese parcial removível – ponte):

  1. Em local bem iluminado, após se alimentar, lave as mãos e a retire com cuidado.
  2. Se possível coloque uma toalha em baixo como apoio caso ela escape de sua mão. Pode-se deixar a pia com um pouco de água, mas é melhor usar a toalha. Afinal água é muito preciosa! Vamos economizar!
  3. Pegue uma escova macia (não é a mesma escova que você usa para limpar seus dentes) e sabonete neutro ou creme dental não abrasivo. Se usar materiais abrasivos o polimento da prótese poderá ser danificado, facilitando a aderência de restos alimentares.
  4. Limpe bem cada face de sua prótese, veja se após sua limpeza ela está lisa e sem áreas esbranquiçadas (restos alimentares).
  5. Enxágüe bastante. Evite usar água quente, pode danificar o material de que é feito a prótese.
  6. Duas vezes por semana, deixe a prótese em meio copo de água com 3 gotas de água sanitária durante 30 minutos. Lave com bastante água antes de usar novamente ou lave-a novamente, com pasta de dente não abrasiva ou sabão, para tirar o gosto desagradável. Obs: hoje já existem no mercado produtos efervescentes especiais para essa limpeza.
  7. A boca também deve ser limpa antes se colocar a prótese no lugar novamente. Bocheche com água e com outra escova, bem macia massageie a gengiva, bochecha e língua. Com cuidado sem força!

Exemplo de como limpar uma prótese

Exemplo de como limpar uma prótese

Exemplo de como limpar uma prótese

Exemplo de como limpar uma prótese

Exemplo de como limpar uma prótese

Exemplo de como limpar uma prótese

A prótese pode ser retirada durante a noite, para o seu conforto. Sempre que retirá-la coloque em um recipiente com água ou algodão ou gaze umedecida. Lave todo dia esse recipiente e troque a água, gaze ou algodão.

Caso o paciente idoso esteja acamado essa manutenção deverá ser feita pela enfermeira(o) ou cuidador(a).

Às vezes devido à problemas de saúde a prótese se desadapta, retorne ao dentista para ele rever a prótese! Atenção: Próteses desadaptadas dificultam a comunicação, a mastigação, a ingestão de alimento fica difícil e podem virar foco de infecção.

Se a sua prótese é fixa:

Se ela for unitária – uma coroa –jaqueta, restaurações metálica fundida –incrustação, onlay- inlay ou sobre um implante unitário é só escovar de forma normal como um dente normal.

Caso ela seja fixa, restabelecendo a mordida com mais dentes, é preciso fazer uso além da higiene normal, de escovas especiais conhecidas como interdentais e unitufos. E também é preciso usar o passa fio, para auxiliar o uso do fio dental que é indispensável. Em espaços mais amplos pode-se usar a fita dental, o ultra floss, fio dental mais encorpado ou até fazer adaptações com gazes. O importante é não deixar que sua prótese vire reserva de sujeira prejudicando a saúde dos dentes vizinhos, que estão servindo de apoio para elas.

Fotos: Renata Vilela e Silvia Caporrino

Dra. Érika Sequeira
erikaseq@telemedicina.fm.usp.br
Cirurgiã-dentista.
Especialista em Prótese Dental.
Pós-graduada em Geriatria e Gerontologia.
Coordenadora da Teleodontologia da Telemedicina da FMUSP

| voltar para o índice de artigos |

 
  Saúde Total © 1997~2010. Todos os direitos reservados.