home aviso  
artigos eventos noticias links profissionais    
 

Dr. Wilson Jacob Filho

 

Wilson Jacob Filho nasceu, em março de 1953, num bairro central de São Paulo, próximo ao Brás, onde viveu por 29 anos. Esta região, no inicio do século, abrigou grande concentração de imigrantes italianos, a exemplo de seus antepassados. Freqüentou uma típica escola de bairro dos 7 aos 17 anos, de onde saiu para a universidade.

Criado em meio a uma família de longevos, desfrutou de avós e bisavós por muito tempo. Esta íntima convivência domiciliar, aliada a de outros velhos que povoaram sua vida, foram determinantes na formação de sua personalidade.

Foi na garagem de barcos do Clube de Regatas Tietê que adquiriu grande parte de seus melhores amigos, definiu a maior parte dos seus valores morais e entendeu que a determinação e o trabalho formam o melhor caminho para se alcançar um objetivo.

A Residência Médica no Hospital das Clínicas marca uma sensível aproximação do universo profissional. A opção por Clinica Geral em meio a uma febre por especialidades foi bem amadurecida. Ao final, em março de 1979 tinha certeza de "querer ficar" e não teve de esperar muito. Foi contratado como Médico Assistente do Serviço de Propedêutica em abril do mesmo ano.

O interesse por idosos e seus problemas, já manifesto durante a graduação, motivou sua aproximação do ainda jovem Grupo de Geriatria, hoje uma Disciplina da FMUSP. Compartilhando desta evolução, pode descobrir a ilimitada magnitude do universo gerontológico. Desde 1983 coordena as Atividades Multidisciplinares do Serviço de Geriatria, incluindo o Grupo de Assistência Multidisciplinar ao Idoso Ambulatorial (GAMIA) e o Programa de Visita Domiciliar ao Idoso (PROVIDI).

O acesso ao âmbito experimental ocorreu através do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental (LPAE), do Departamento de Patologia da FMUSP. Conviveu com verdadeiros cientistas, mestre e alunos misturando­se em meio a ideais e idéias, projetando e criando cada item do experimento. Foi um aprendizado inestimável, que resultou na elaboração da Tese de Doutorado sobre "Envelhecimento do Rato de Laboratório com Ênfase ao Aparelho Respiratório".

Em março 1989 foi contratado como Professor Doutor do Departamento de Clinica Médica da FMUSP e em 1995 credenciou­se como orientador junto à Área de Concentração em Fisiopatologia Experimental, sendo responsável pela Disciplina "Alterações Funcionais do Envelhecimento", MPT­739. Desenvolve estudos na área de atividade física e envelhecimento junto ao Centro de Estudos em Ciências da Atividade Física (CECAFI) da FMUSP, do qual é um dos coordenadores.

Desde abril de 1996 coordena o Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar (NADI), sob a orientação cientifico­acadêmica da Disciplina de Clínica Geral da FMUSP.

Conheceu Cristina Miuki Abe ainda estudante, em 1978, com quem veio a se casar em 1982. Após uma longa e amadurecedora espera, nasceu Bruno em 1992.

Poderá ser consultado em assuntos relacionados a Saúde do Idoso, com ênfase às atitudes interdisciplinares, como as propostas preventivas para manutenção da autonomia e independência ou a assistência domiciliar ao idoso.

Endereço profissional:

Clínica Pro Vitae - Divisão Pro-Senecta
R. Oscar Freire, 1946 - São Paulo - SP
Tel: (11) 3064.6483
e-mail: jacob@saudetotal.com.br

bullet Medicina Preventiva e Assistencial
bullet Fisioterapia Profilática e Reabilitação
bullet Assistência Psicoterápica
bullet Avaliação e Orientação Nutricional
bullet Readaptação Fonoaudiológica
bullet Orientação aos Cuidadores
bullet Formação e Alocação de Recursos Humanos
bullet Educação em Saúde

Artigos de interesse:

bullet Saúde na terceira idade
bullet Qual a importância da nutrição da saúde?

| voltar |

 
  Saúde Total © 1997~2010. Todos os direitos reservados.